O Instituto Pátria e Fé é uma organização social católica ecumênica sem fins lucrativos, para ajuda humanitária mediante a arrecadação de verbas, patrocínio e doações, que tem como Presidente do Conselho Diretor o vaticanista Dr. Mário Schettini, contando com a participação dos membros honorários: Padre Jesuíta César Augusto dos Santos, Vaticanólogo Dr. Giancarlo Nardi, Rabino Henry Sobel, Arcebispo Ortodoxo Dom Damaskino Mansur, Bispo Dom Luiz Bergonzini, Bispo Dom Carmo e Cardeal emérito Dom Eugênio Sales, além dos mais de 185 milhões de Cristãos Ecumênicos do Brasil unidos pela mesma fé.

 

  O Instituto Pátria e Fé tem a finalidade de desenvolver projetos humanitários de características puramente assistenciais, que visa em primeiro plano a evolução do ser humano, tanto do ponto de vista espiritual, quanto pessoal, que a Opera Pia Romana, em conjunto com o "Comitê Nacional e Internacional de Peregrinação Ecumênica", vêm fazendo no mundo há mais de 50 anos, prestando relevantes serviços ao Vaticano, sob a coordenação de seu presidente e vaticanista, Dr. Mário Schettini e no Brasil pelo Vaticanólogo Dr.Giancarlo Nardi.
Fé, palavra de ordem do povo brasileiro. Povo sofrido que sente na pele e na alma, os efeitos das injustiças sociais, dos desmandos de algumas autoridades, da pobreza, da falta de esperança e de plena confiança em alguns de seus dirigentes que, por razões muitas vezes alheias às suas vontades, não conseguem se dedicar ao povo como gostariam, povo este que é a alma da nação brasileira.
  Refletindo acerca deste caótico panorama sócio-político que hoje vivenciamos, somos levados a crer cada vez mais que é preciso muita fé para enfrentar a batalha pela sobrevivência que cada um de nós, brasileiros, é obrigado a enfrentar dia após dia. Assim, através da fé, elemento fundamental deste projeto, unimo-nos em busca de equilíbrio espiritual, crescimento pessoal e profissional, dignidade, esperança em dias melhores; e fundamos o Instituto Pátria e Fé, um Brasil melhor para todos.


  Muitas são as missões do Instituto Pátria e Fé junto ao povo brasileiro, atuando sempre através da fé:


- A luta por justiça
- Igualdade de direitos
- Conhecimento e crescimento espiritual
- Auxílio a entidades de assistência e de ensino
- Serviço de atendimento (modelo C V V)
- Pastoral da família e outros atendimentos humanitários
- Reformas e pinturas de igrejas
- Reabilitação de pessoas na sociedade
- Santificação do Papa João Paulo II, mediante a nossa “Campanha Santo Já”

- Agenda de atividades culturais como:

- Debates
- Seminários
- Work shops
- Palestras
- Reuniões ecumênicas